Notícia

VÍDEO: O que você precisa saber para fazer o autoexame.

O câncer de mama é 2° tipo que mais atingi brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. No Brasil, foram projetados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Esse câncer é o mais frequente tipo de câncer entre as mulheres, depois do de câncer de pele não melanoma.

Você está no “grupo de risco’?

Não existe uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres. Alguns deles são:

  • Envelhecimento
  • Fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa)
  • Histórico familiar de câncer de mama
  • Consumo de álcool
  • Excesso de peso
  • Atividade física insuficiente
  • Exposição à radiação ionizante

Cuidados

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Como descobrir?

Identificar alguma mudança na forma ou na textura dos seios pode ajudar a detectar de forma precoce a doença.

Clique aqui e veja um vídeo da BBC para você ficar atenta, quando estiver fazendo seu autoexame.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres a partir de 40 anos devem fazer mamografia de rastreamento no intervalo de 1 ou 2 anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

Cruzando fronteiras na luta contra o câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, uma carreta percorre municípios da Grande São Paulo para oferecer exames gratuitos de mamografia para detecção e diagnóstico de câncer de mama para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

As mulheres serão atendidas dentro da unidade móvel da campanha, e a expectativa é realizar entre 60 e 70 mamografias por dia. As interessadas precisam fazer um cadastro no site www.americasamigas.org.br.

Quem for selecionada para fazer os exames receberá um e-mail e WhatsApp da ONG com confirmação do local e horário, além de orientações sobre documentos e exames anteriores que deverão ser levados na data do atendimento.


Copyrights © 2023 & All Rights Reserved by Odapel. Desenvolvidor porPlansyst